Com o decreto estadual publicado no dia 1º de abril de 2020, ficou determinado que alguns estabelecimentos comerciais podem voltar a funcionar a partir da próxima quinta-feira, sob fiscalização do município. Neste sábado, a prefeitura de Santa Maria realizou quatro reuniões para alinhar com os setores como será a retomada das atividades. O Executivo tratou sobre os ajustes de medidas com representantes de igrejas, de academias, de salões de beleza e barbearias, bem como sobre novos protocolos para a retomada gradual do funcionamento dos locais.
Pesquisadores começam a visitar casas para fazer testes do coronavírus em Santa Maria
Nas reuniões, o prefeito Jorge Pozzobom, o secretário chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ewerton Falk Brasil, buscaram ouvir as sugestões e adequações propostas pelos empresários e religiosos. Algumas medidas, como sanitização e distanciamento entre pessoas, são consideradas essenciais para a não disseminação do coronavírus.
- Não falharemos por omissão. Estamos trabalhando com responsabilidade para adotar medidas acertadas. Entendemos a importância do setor econômico e, por isso, estamos chamando para conversar com cada um. Queremos garantir a segurança da população e a viabilidade da retomada dos negócios - disse o secretário chefe da Casa Civil.
Quem são os trabalhadores que não podem parar nunca
A primeira reunião do dia foi com a Ordem dos Ministros Evangélicos de Santa Maria (Omesm), que representa cerca de 60 mil evangélicos na cidade. Segundo o pastor Izidoro dos Santos, os religiosos estão prontos para atender as orientações da prefeitura. Desde o Decreto Executivo nº 55, o Executivo municipal proibiu o funcionamento de igrejas para impedir a aglomeração de pessoas, que é uma das principais formas de disseminação do coronavírus (os espaços estão abertos para receber público, mas não pode haver a realização de cultos, por exemplo). Agora, são estudadas medidas para que os cultos, missas e encontros possam voltar aos poucos.
A reunião seguinte foi com o setor de academias. Os locais funcionarão com atendimento com hora marcada, respeitando a capacidade máxima que será estabelecida antes da abertura. A limpeza e a higienização dos empreendimentos deverão ser constantes.
O terceiro encontro foi com representantes de salões de beleza, e a quarta, de barbearias. Até o início da semana, a prefeitura receberá sugestões que irão orientar a elaboração dos decretos que estipularão as regras a serem seguidas.
VÍDEO: como funciona a sanitização de prevenção ao coronavírus
- Apoiamos as decisões tomadas pela prefeitura e estamos prevendo uma série de medidas para garantir a segurança dos nossos clientes, tais como operar somente com horário marcado, com tempo mínimo entre os atendimentos para que não haja aglomerações de pessoas, necessidade do uso de máscaras, luvas, higienização dos utensílios, entre outras medidas. Muitas delas já colocávamos em prática habitualmente, e serão reforçadas - garantiu o cabeleireiro Lucimar Casagrande.
*Com informações da prefeitura de Santa Maria